sábado, 28 de dezembro de 2013

Fotos antigas em P&B e Coloridas. Parte dois.

Faltando 4 dias para o ano novo, esse será o último post de 2013. Desde já desejando a aqueles que acessam esse blog, um ótimo 2014 a todos.

Agora mais fotos antigas de São Bernardo do Campo em preto e branco e coloridas.


Esse é um postal mostrando a Igreja de São João Batista, no bairro de Rudge Ramos na década de 60, sem a torre do relógio e do sino. A foto, provavelmente tirada de onde hoje tem o ponto de ônibus em frente a Lojas Americanas e onde ficava a antiga igreja de São João Batista.


A outra foto um Rudge Ramos da mesma época, em 1968. Nesta foto aérea vemos uma grande área vazia, onde hoje fica a Mercedes-Benz. Outra curiosidade é um campo de futebol, onde hoje fica a Praça dos Meninos. Este Campo pertencia ao Meninos F.C.

Outra foto, mas maior, mostra parte deste campo de futebol, também daqui vemos a fábrica de tijolos de vidro na Rua Afonsina (hoje desativada), a antiga igreja de São João Batista onde hoje fica a lojas Americanas e no passado foi o Minibox e Pão de Açúcar e a fábrica onde hoje fica o Extra e antes era o Supermercado Morita.

 
Aqui, voltando ao ônibus, uma de 1947 de uma jardineira da Viação ABC, que fazia a linha São Bernardo do Campo/Santo André.


Essa é do km 23,5 em frente onde antes era a Cantina Leão de Ouro, final da década de 70. Um ônibus antigo e de empresa não identificada e uma veraneio da policia rodoviária.




E a última, da Rua Marechal Deodoro, na década de 60, tirada do prédio do banco Noroeste (hoje Santander) na esquina com a Dr. Fláquer. Ao fundo o prédio em construção, onde depois ficavam os bancos Bandeirantes, depois Unibanco e hoje Itaú, em frente ao ponto de táxi da igreja Matriz. Como a foto é muito pequena, não dá para identificar os ônibus. ===========================================================

 E hoje é só. Mas deixarei dois posts programados para depois do dia 1º.

 Boas Festas.

Fontes:
Blog Família Meneghel (fotos publicadas no Diário do Grande ABC na coluna de Ademir Médici).
Guia da Cidade - Prefeitura de São Bernardo do Campo.
Skycrapercity
Facebook de Fábio Silva Gomes

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Mudança de itinerário, Linha 28 Limpão/São Pedro

Mudou o itinerário da linha 28 que vai do Jardim Limpão à Vila São Pedro.

Tudo por causa de alterações viárias e implantação de semáforos na Avenida Dom Pedro de Alcântara com a Rua Jeronimo dos Santos.

Agora a Rua Jeronimo dos Santos é mão unica da Rua Tributino Neves a Avenida Dom Pedro de Alcântara. Com isso o micro ônibus agora entra na Rua João XXIII, Rua 29 de Junho e depois retornando a Rua Jeronimo dos Santos. Outra alteração é que agora, ao invés de entrar na Rua 1º de Maio e Rua São José, agora ele entra na Rua 1º de Agosto e depois acessando a Rua São José.

Informando também que este itinerário é das 7 da manhã as 7 da noite.

Viação Triângulo, linha intermunicipal


Acima uma foto preto e branco colorida por computador da linha que fazia para o Parque Dom Pedro II/ Centro de Diadema ou Jardim Campanário.

 Essa linha pegava a avenida do Cursino do começo ao fim, depois pegando a avenida Gentil de Moura (onde hoje tem a estação Alto do Ipiranga do metrô) e depois a rua Bom Pastor seguindo até o Parque Dom Pedro II. Além dessas duas linhas, ela tinha a linha Metrô Saúde/São Bernardo. O Ponto final dessa linha foi se modificando ao passar dos anos.

Na metade dos anos 80 o ponto final em São Bernardo era nas esquinas da Avenida Lions com a Avenida Caminho do Mar (antes do corredor ABD). Dali se mudou para a Avenida Kennedy, onde hoje tem o Ginásio Poliesportivo. Não tenho certeza, mas tem gente que morou perto e disse que essa linha também fez ponto final onde hoje tem o Habbibs da Via Anchieta, entrada para o Jordanópolis.

 

Acima um da década de 90, quando o ponto final foi transferido para o Terminal São Bernardo da EMTU.

 Hoje, tem duas linhas saindo do Terminal São Bernardo do Campo. As duas para São Paulo. Uma para o Metrô Saúde e outra para o Aeroporto de Congonhas.


Asirma da Viação Triângulo,  década de 1960. Linha SBC Rudge Ramos, SP Praça da Árvore. O Willys  era da fábrica de automóveis Aero Willys, onde hoje fica a fábrica da Ford. Acero de Miguel Guarnieri.


Fotos: ônibus Brasil
          Diário do Transporte
          Adamo Bazani

Fotos antigas em P&B e Coloridas.

Novamente retorno depois de 7 meses sem postar nada. Hoje para não deixar vocês sem nada até fevereiro, vou postar algumas fotos antigas de São Bernardo do Campo. Umas com ônibus e outras não. Fotos antigas  com histórias curiosas que valem a pena.  Vamos a elas:

Essa é a Rua Marechal Deodoro, esquina com a Dr. Fláquer. Sim, ela teve linha de ônibus circulando nela. Essa foto da década de 1960, tirada de cima de onde hoje tem uma loja de roupas cujo o nome me foge a cabeça, mostra um ônibus da Viação ABC linha Santo André/ São Bernardo. Atrás não consegui reconhecer com certeza, mas parecendo ser um da Expresso S.B.C. Lá no fundo há outro e esse eu não consegui distinguir a empresa.

Outra curiosidade é as lojas e bancos que vemos na foto. Tem a loja de roupa de esquina, a lanchonete (que ainda está no mesmo local), Lojas Regina (haviam várias delas na Marechal, mas hoje deu logar a Drogaria São Paulo), Banespa (hoje lojas Marisa) e a Câmara de Cultura Antonino Assumpção.

A explicação de ter ônibus na Rua Marechal Deodoro? Ainda não existia a Avenida Brigadeiro Faria Lima., que seria inaugurada no começo da década de 70. Os ônibus iam na direção da Praça Samuel Sabatini (o Paço Municipal ainda não havia sido inaugurado) pela Marechal e sentido Ferrazópolis pela Rua Jurubatuba.

======================================================================


Agora um esclarecimento. O número da linha circular Jardim Telma/ Rudge Ramos, da Expresso Rudge Ramos, era a 16 (hoje esse número indica outra linha Alvarenga/ Rudge Ramos). Pela placa indicando que a linha passava pela FEI, Bairro Planalto e Fontoura (na Via Anchieta, no Parque Santo Antônio). Pelo valor da passagem deve ser o ano de 1990 e tirada no Jardim Thelma. Na foto (de camisa branca e calça preta e cabelo preto) aparece Walter Demarchi, que anos depois seria eleito prefeito de São Bernardo. Hoje essa linha é a 12,  Parque Santo Antônio/Vila São Pedro.

==================================================================


Essa é uma foto da Balsa João Basso, provavelmente do final da década de 70 ou inicio da década de 80.O ônibus eu não consegui identificar, mas pelo que pesquisei, a Viação Riacho Grande é que fazia a linha pós-balsa.








========================================================================

Amanhã eu posto mais fotos antigas.

Fonte:
Facebook de Luiz J. Lahuerta
Facebook de Fábio Silva Gomes Facebook de Carla Bento de Souza

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Atualização do Blog.


Atualizado o post Vìdeo - Cenas da década de 70 ônibus de fretamento Volks e Ford S.B.C..

 Colocado nome do filme de onde foi tirado as imagens e adicionado dados sobre locais das filmagens.

sábado, 11 de maio de 2013

Histórias das linhas - 17 São Jorge/São Pedro

Antes da municipalização do transporte público de São Bernardo no inicio dos anos de 1990, haviam duas linhas da Expresso S.B.C. (conhecido pela população como "expressinho") que faziam o caminho hoje feito pela atual linha 17. Uma dela esta na foto abaixo:

 

 Não dá para ver o número da linha, pois naquela época as linhas tinham numeração diferente de hoje, mas dá para ler no letreiro o itinerário. Jardim Ypê via Vila Marchi, saindo da antiga rodoviária. Só não me lembro direito se era essa linha que tempos depois foi estendida até o Jardim Petroni antes da criação da linha 39 (hoje a linha São Pedro/Jardim Represa)

 A outra linha não me lembro o itinerário, mas o percusso dela era pela Avenida Prestes Maia, travessa Paulo Afonso, Avenida Imperatriz Leopoldina até a Caixa D'água.

 Com a municipalização, a Expresso S.B.C. ainda continuou por uns meses operando, mas depois as linhas que ela operava foram para a recém criada ETCSBC.

E estas duas linhas foram inativadas.

 Dois anos depois foi criada a linha 17, mas seu ponto final foi mudado várias vezes. Mas sempre passando pela Vila Marchi e Avenida Prestes Maia. Teve ponto final na Vila Esperança, Nova Divinéia, Jardim Ypê, Alto do Industrial, Jardim Telma.

Como na época era uma linha com poucos passageiros, foi estendida até a Vila São Pedro passando pela Avenida Luis Pequine.

 Mais tarde foi estendida do Jardim Telma subindo até ao São Jorge, passando pelo cemitério do Carminha e Vila Vitória, itinerário feito até hoje.

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Várias atualizações no blog.

Foram atualizados vários posts com novas fotos. São os seguintes posts:

Expresso Rudge Ramos (+ duas fotos)
ETCSBC (+ 4 fotos)
Trans-Bus (+ uma foto)

Em breve mais atualizações.

sábado, 27 de abril de 2013

Histórias das linhas - 9B Circular Santo Inácio/São Pedro


Foto de um Mercedes-Benz Monobloco O-364. Ônibus que fazia a linha 36 Jordanópolis/Alto do Industrial e que fazia as linhas 9A e 9B.

Na década de 90, durante a gestão da ETCSBC, foram criadas duas linhas circulares utilizando Mercedes-Benz Monobloco O-364 (igual a da foto acima), pintado todo de branco com a faixa vermelha. Fazia ponto final na antiga Rua da Assembléia, hoje Luis Pequine próximo ao campo de futebol (hoje uma vila de casas onde fica o Supermercado RV).

Eram as linhas 9A e 9B.

As duas linhas faziam o mesmo percusso até o Paço. Lá as duas linhas faziam caminho diferente. Uma subia a Lucas Nogueira Garcês e a outra ia pela Jurubatuba até a João Firmino. Ou seja uma linha fazia o caminho circular inverso da outra. Com o tempo a linha 9A foi desativada e a linha 9B estendida até a Vila São Pedro.

Estou muito ocupado este dias. Sem tempo de postar aqui. Mas deixarei alguns posts programados para não deixar o blog muito tempo sem atualizações.

domingo, 3 de fevereiro de 2013

Rodovia Anchieta - Santos em 1988

Curioso vídeo feito em outubro de 1988, que começa em São Paulo, no bairro da Liberdade e vai até São Vicente. Curioso pois em 1988 não era tão fácil fazer um vídeo destes, pois não era muito comum as pessoas terem filmadoras, pois eram muito grandes e de fitas cassetes. Esta acho que não é de fita cassete e sim Beta Cam, pois as imagens são boas e não tem aquele esverdeado que acontece com a ação do tempo com as fitas cassetes.



O que interessa a este blog, no vídeo publicado pelo usuário cycleseek, no YouTube, está dividido em várias parte. Esta publicada aqui começa na Rodovia Anchieta, em frente a Mercedes Benz e indo até o Litoral.

Algumas Curiosidases:

1ª - Um Ciferal da Santo Inácio. Que fazia a linha SP - Parque dom Pedro II, SBC - Bairro do casas.
2ª - Ai sim uma raridade. Um Caio Gabriela 2 da E.A.V. São Bernardo LTDA. Digo raridade pois, mesmo sendo um ônibus que se via por toda a parte de São Bernardo, não há uma foto sequer dele.
3ª - Após a Volks, corta logo para a passarela do Jussara, que na época era de madeira e tubos de ferro. Hoje em dia, do sentido Santos-São Paulo, é a entrada do Rodoanel.
4ª - Mostra a entrada do Riacho Grande e a balança, bem diferente de hoje.



 Se ficou curioso para ver outros vídeos aqui tem mais vídeos dele.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Viação Diadema


Caio Bela Vista e Nicola Série Ouro na Avenida Piraporinha nos anos de 1970. O bairro de Piraporinha foi um dos primeiros povoados da região Correspondente a Diadema e concentou boa parte do desenvolvimento econômico do local, com oferta de transportes. Acervo: Mário Brian 


Auto Viação Diadema operava várias linhas intermunicipais em São Bernardo com destino a Diadema e alguns bairros de São Paulo (Jabaquara e São Judas). Abaixo uma breve descrição da empresa feita por Adamo Bazzani com base na foto acima:


MBB LP 321 com carroceria do O-321 da Viação DIADEMA, mais um TÁRTARO que rodou em São Paulo

 "A foto inicial da matéria, pertencente ao acervo do pesquisador Mário Brian e mostra como a Avenida Piraporinha ganhava destaque nos transportes, nos anos de 1970, quando foi feito retrato. Mário Brian destaca que na imagem, aparecem duas preciosidades da Viação Diadema. Brian faz um relato dos veículos: “O carro de número 34 mostra a traseira – rara de ser ver em sua originalidade – , do modelo CAIO Bela Vista Máscara Negra e o modelo é do ano de 1974 devido ao espelho retrovisor dianteiro e a moldura destinada a placa entre as lanternas traseira. Já o carro de número 86 mostra a traseira original da geração do modelo Nicola Série Ouro que mais me chama a atenção e que admiro. Este padrão de pintura destinava-se a linhas intermunicipais mas não me lembro exatamente todas as cores mas tinha a cor verde claro e a cor laranja e a cor cina ou prata, já para as linhas municipais, as cores eram o verde claro com a cor cinza ou prata, até que, em ambas as linhas, a combinação das cores era até que bonitas”. Aproveitando o crescimento e a necessidade de transportes a Viação Diadema foi fundada em 14/01/1960 por Mário Guy Branco Cristiansen e Hamilton de Moraes. Logo depois passou para José Romano e José Romano Filho, pela família Fogli, Setti Braga Joaquim dos Santos Amaral, Manuel Maria Afonso, Antônio Simões, Maria Ressurreição, Joaquim Gomes. Em 1985 fez parte do Grupo dos mineiros e no final dos anos de 1980 foi substituída pelos serviços do Corredor Metropolitano ABD."


 
Dois modelos com pintura dos anos 1980, cores vermelha e amarela. Linha intermunicipal que saia de São Bernardo do Campo e ia até o Metrô Jabaquara.


Segundo o site da prefeitura de Diadema, em março de 1964 a Viação Diadema assume as linhas intermunicipais antes feitas pela Viação São Bernardo Ltda, revigorando o itinerário com maior número de carros e estende a linha Eldorado via Diadema até a praça da Liberdade, em São Paulo que antes ia até o Bosque da Saúde.



Monobloco MBB 0-352 da Viação Diadema em 1972 sob o viaduto Kenzo Uemura, final da avenida Piraporinha e inicio da Lucas Nogueira Garcez.


No inicio da década de 90 muda a cor dos ônibus. Saí o vermelho e amarelo e vem o verde. Nesta época ela operava duas linhas. A 288 São Paulo/Metrô Jabaquara - São Bernardo/ Jardim Irajá. E a linha que saia do Paço Municipal e ia até o Itaim Bibi. Alguns anos depois está linha teve o ponto final trocado para o centro de Diadema e a linha 288 foi para a Metra, a que hoje opera as linhas corredor de trólebus. Essa linha hoje é a São Bernardo/Ferrazópolis - São Paulo/Jabaquara. Abaixo segue a foto desta época.



A Viação Diadema fez parte do Consórcio Inter – Três de Transporte Coletivo, que era também composto pela Auto Viação ABC Ltda, Expresso Santa Rita Ltda, empresas que tiveram os serviços sobrepostos pelas linhas do Corredor ABD. Isso foi até 1997 quando a Metra venceu a licitação da concessão de operação do Corredor.

Hoje em dia ela não opera mais, mas a empresa ainda está aberta e tem escritório em Santo André em nome de Baltazar José de Sousa, Amador Ataíde Gonçalves, José Vieira Borges, Luiz Gonzaga de Sousa, Odete Maria Fernandes de Sousa, Viação Barão de Mauá Ltda (ainda existente do ponto de vista jurídico, apesar de não operar).



Dois ônibus da pintura que faziam as linhas municipais de Diadema. O primeiro, um Caio Gabriela II que fazia a linha Centro/Taboão e um Caio Bela Vista que fazia a linha Eldorado - Via Centro. todas as fotos da década de 1980.



Fontes: Portal Diadema
            Blog Ponto
            de Onibus.
             Valbus.
             Ônibus Brasil

Postagens mais recentes Postagens mais antigas

All Rights Reserved.

Traduzido Por: MaisTemplate - Designed: BloggerMotion

Top