quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Viação Diadema


Caio Bela Vista e Nicola Série Ouro na Avenida Piraporinha nos anos de 1970. O bairro de Piraporinha foi um dos primeiros povoados da região Correspondente a Diadema e concentou boa parte do desenvolvimento econômico do local, com oferta de transportes. Acervo: Mário Brian 


Auto Viação Diadema operava várias linhas intermunicipais em São Bernardo com destino a Diadema e alguns bairros de São Paulo (Jabaquara e São Judas). Abaixo uma breve descrição da empresa feita por Adamo Bazzani com base na foto acima:


MBB LP 321 com carroceria do O-321 da Viação DIADEMA, mais um TÁRTARO que rodou em São Paulo

 "A foto inicial da matéria, pertencente ao acervo do pesquisador Mário Brian e mostra como a Avenida Piraporinha ganhava destaque nos transportes, nos anos de 1970, quando foi feito retrato. Mário Brian destaca que na imagem, aparecem duas preciosidades da Viação Diadema. Brian faz um relato dos veículos: “O carro de número 34 mostra a traseira – rara de ser ver em sua originalidade – , do modelo CAIO Bela Vista Máscara Negra e o modelo é do ano de 1974 devido ao espelho retrovisor dianteiro e a moldura destinada a placa entre as lanternas traseira. Já o carro de número 86 mostra a traseira original da geração do modelo Nicola Série Ouro que mais me chama a atenção e que admiro. Este padrão de pintura destinava-se a linhas intermunicipais mas não me lembro exatamente todas as cores mas tinha a cor verde claro e a cor laranja e a cor cina ou prata, já para as linhas municipais, as cores eram o verde claro com a cor cinza ou prata, até que, em ambas as linhas, a combinação das cores era até que bonitas”. Aproveitando o crescimento e a necessidade de transportes a Viação Diadema foi fundada em 14/01/1960 por Mário Guy Branco Cristiansen e Hamilton de Moraes. Logo depois passou para José Romano e José Romano Filho, pela família Fogli, Setti Braga Joaquim dos Santos Amaral, Manuel Maria Afonso, Antônio Simões, Maria Ressurreição, Joaquim Gomes. Em 1985 fez parte do Grupo dos mineiros e no final dos anos de 1980 foi substituída pelos serviços do Corredor Metropolitano ABD."


 
Dois modelos com pintura dos anos 1980, cores vermelha e amarela. Linha intermunicipal que saia de São Bernardo do Campo e ia até o Metrô Jabaquara.


Segundo o site da prefeitura de Diadema, em março de 1964 a Viação Diadema assume as linhas intermunicipais antes feitas pela Viação São Bernardo Ltda, revigorando o itinerário com maior número de carros e estende a linha Eldorado via Diadema até a praça da Liberdade, em São Paulo que antes ia até o Bosque da Saúde.



Monobloco MBB 0-352 da Viação Diadema em 1972 sob o viaduto Kenzo Uemura, final da avenida Piraporinha e inicio da Lucas Nogueira Garcez.


No inicio da década de 90 muda a cor dos ônibus. Saí o vermelho e amarelo e vem o verde. Nesta época ela operava duas linhas. A 288 São Paulo/Metrô Jabaquara - São Bernardo/ Jardim Irajá. E a linha que saia do Paço Municipal e ia até o Itaim Bibi. Alguns anos depois está linha teve o ponto final trocado para o centro de Diadema e a linha 288 foi para a Metra, a que hoje opera as linhas corredor de trólebus. Essa linha hoje é a São Bernardo/Ferrazópolis - São Paulo/Jabaquara. Abaixo segue a foto desta época.



A Viação Diadema fez parte do Consórcio Inter – Três de Transporte Coletivo, que era também composto pela Auto Viação ABC Ltda, Expresso Santa Rita Ltda, empresas que tiveram os serviços sobrepostos pelas linhas do Corredor ABD. Isso foi até 1997 quando a Metra venceu a licitação da concessão de operação do Corredor.

Hoje em dia ela não opera mais, mas a empresa ainda está aberta e tem escritório em Santo André em nome de Baltazar José de Sousa, Amador Ataíde Gonçalves, José Vieira Borges, Luiz Gonzaga de Sousa, Odete Maria Fernandes de Sousa, Viação Barão de Mauá Ltda (ainda existente do ponto de vista jurídico, apesar de não operar).



Dois ônibus da pintura que faziam as linhas municipais de Diadema. O primeiro, um Caio Gabriela II que fazia a linha Centro/Taboão e um Caio Bela Vista que fazia a linha Eldorado - Via Centro. todas as fotos da década de 1980.



Fontes: Portal Diadema
            Blog Ponto
            de Onibus.
             Valbus.
             Ônibus Brasil

Postagem mais recente Postagem mais antiga

16 comentários:

  1. Apenas duas observações:
    1) A Viação Diadema nunca foi até o Metro São Judas. Quem fazia esta linha inicialmente ligando o Eldorado ao Metro São Judas foi a Zefir (isso mesmo, aquela dos rodoviários para a baixada e urbanos de SP) e depois passou para a Riacho Grande, Imigrantes e hoje MobiBrasil. Com a inauguração do corredor de tróleibus esta linha foi encurtada até o Terminal Diadema, originando a atual 279.
    2) A Viação Diadema, tinha seu braço municipal, com onibus pintados de azul, que geralmente eram repassados das linhas intermunicipais.
    3) Havia ainda nos municipais de Diadema a Viação Imigrantes, pertencente ao mesmo grupo da Diadema, com carros marrons, repassados da Viação Diadema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lccnunez. Seja bem vindo ao blog.

      Esclarecendo algumas informações:

      1) Em nenhuma parte do texto diz que a Viação Diadema fez alguma linha com ponto final no metrô São Judas. Que ela tinha linhas que atendiam os bairros do Jabaquara e São Judas. A Informação está no texto do site da Prefeitura de Diadema, linkado neste post.

      2)Sim, isto é sabido e tem um vídeo aqui no blog em que aparece este ônibus, tirado do filme "ABC da Greve" de Leon Hirszman. Tem este filme completo no You Tube e no começo do filme tem uma cena gravada no centro de Piraporinha em 1979 em que aparece estes ônibus municipais e os intermunicipais com a pintura diferente. Só não postei fotos destes ônibus pois este é um blog sobre ônibus antigos de empresas ou de empresas que faziam linhas intermunicipais que faziam ponto final ou passavam por São Bernardo do Campo.

      Excluir
    2. eu me recordo que a Viacao Diadema tinha uma linha saindo de SBC com final na praa da Liberdade em SP, e outra saindo de SBC até o Brooklin, isso antes da inauguração do Metro em 1974

      Excluir
  2. Parabens Diadema nascemos juntos eu dia 3 e vc dia 8

    ResponderExcluir
  3. em qual data a viaçao sao camilo assume a viaçao diadema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais ou menos no começo dos anos 1990. Até compartilhavam a mesma garagem na rua do Salto em Santo André.

      Excluir
  4. Que rolê do irajà até o jabaquara sem o corredor abd imagino se fosse hoje a passagem ia custar 8,00 reais.

    ResponderExcluir
  5. Excelente trabalho,gostaria de saber se vocês tem fotos dos modelos Caio Rafaela que circulavam dentro do município de Diadema,nas cores azuis e laranja?

    ResponderExcluir
  6. Realmente, a Viação Diadema fazia os percursos mencionados no site da prefeitura. De cor amarela e avermelhada, havia linha que tinha percurso, em horário de pico, com duas horas ou mais de duração: do centro de São Paulo até a porta da antiga Brastemp em São Bernado do Campo. Trabalhei na empresa nesse período: de 1974 a 1975. O autor menciona que a empresa ainda existe, juridicamente; será que tem o endereço, contato, qualquer coisa - preciso buscar provas de trabalho para apresentar ao INSS para concluir o processo de aposentadoria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando a Viação São Camilo assumiu a Viação Diadema, ela passou o escritório dela para a Rua Salto, 66 Vila Assunção - Santo André - SP

      Excluir
  7. Está empresa foi a porta aberta para o progresso de Diadema,trabalhe nela em 1982 por 2,5 anos, ainda havia ruas de terra em Diadema, foi violentamente combatida por uma gestão pública, mas depois de ter dado uma grande contribuição ao transporte público pioneiro na cidade , saquearam seus direitos funcionais,,, considero meus eis patrões portugueses exemplares,on onde tive a oportunidade de conhecer alguns deles como sendo funcionário na residência de um deles,,, saudades

    ResponderExcluir
  8. A linha São Bernardo(Iraja)-SP(jabacuara) era 183 e nunca foi 288...a diadema também tinha a linha: Diadema(Jd Luso)-Sto Andre(Estação) que era compartilhada com a auto abc ltda

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

All Rights Reserved.

Traduzido Por: MaisTemplate - Designed: BloggerMotion

Top