domingo, 8 de maio de 2011

ETCSBC

Criada na gestão de Maurício Soares para a prefeitura gerir o transporte público municipal. Todas as linhas municipais distribuídas entre várias empresas foram para a ETCSBC (Empresa de Transporte Público de São Bernardo do Cammpo).

Os ônibus, usados, eram pintados de vermelho com o logotipo da empresa escrito em vermelho. Como os das fotos abaixo.



Um Thamco Condor veio importado do Rio, era do Transporte Estrela. Ainda mantinha a pintura da empresa de ônibus carioca. Linha Paço/Taquacetuba (região do pós balsa).


A pintura foi acusada por alguns na época de fazer alusão ao PT (partido do prefeito nesse período). A maioria dos ônibus em sua maioria velhos e em mal estado de consevação.

Pouco tempo depois a pintura foi modificada para branco com a faixa vermelha e com o logotipo em branco, mas um pouco menor. Ônibus novos foram adquiridos e linhas criadas. Vejam na foto abaixo como eram.


Após o fim da gestão de Mauricio Soares, a empresa continuou a existir.

Um fato curioso na época foi o prefeito Walter Demarchi expôs em praça pública (Largo do Rudge Ramos) carcaça de ônibus da ETCSBC com a placa "Isto é a prova da Incomptencia!" fazendo alusão a gestão anterior. Nesta época a cor dos ônibus foi mudada para verde e branca como nas fotos abaixo.


Também nesta gestão foi comprado alguns ônibus da Mafersa modelo M210. Mantinha a pintura verde e branca mas com desenho de flores. Estes ônibus foram apelidados pela população de "Doriana" pela semelhança com o pote de margarida da referida marca.






Última pintura da ETCSBC, nas cores amarela, azul e branca. Ficou por apenas um ano. Na foto, um Caio Vitória na linha 39A (Circular Vila São Pedro) na Avenida Faria Lima.


Já no final da gestão Walter Demarchi começava o inicio do fim da ETCSBC como empresa pública de ônibus. Em Maio de 1996 foi criada o Consórcio ABC – Riacho Grande - empresa permissionária de parte das linhas da ETCSBC. Operava em conjunto com a Viação Abc cada uma com 50 ônibus. Esta seria o embrião da SBC Trans que sucederia a ETCSBC na gestão das linhas municipais. Em setembro 1998, sob a denominação de Consórcio São Bernardo Transportes – SBCTrans, a empresa venceu a concorrência para a concessão de transporte coletivo por quinze anos, prorrogáveis por mais cinco.

A ETCSBC agora viraria uma empresa de gerenciamento do transporte em São Bernardo ligado a prefeitura, responsável por criação de linhas e alteração de itinerários, horários de partidas e pontos de ônibus, denuncia de transporte irregular, fornecimento de passe escolar e venda de vale transporte.

Fotos: Bus Abc,
           Adamo Bazani

Postagem mais recente Postagem mais antiga

8 comentários:

  1. Bom dia! Meu nome é Gilmar, trabalhei com este ônibus em 1991 fazendo a linha de Taquacetuba. E não tenho certeza, mas, provavelmente seria eu o condutor deste ônibus. Foi uma satisfação imensa relembrar os velhos tempos.

    ResponderExcluir
  2. tenho 3 fotos novas da ETCSBC e um desenho do Doriana, pode pegar lá.


    www.fotolog.terra.com.br/bus_abc

    ResponderExcluir
  3. Trabalhei por quatro anos nessa empresa

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Nenhuma empresa de transporte público quando gerenciada pelo próprio poder público dura muito tempo impressionante a etcsbc foi criada no fim dos anos 80 e não durou 10 anos.

    ResponderExcluir
  6. trabalhei nessa empresa de 1992 ate a privatização,foi um achado encontrar essas foto, que saudades.

    ResponderExcluir
  7. Tempos muito bom,o salário era bom, más infelizmente era um cabide de emprego,e saquearam até ela não aguentar.

    ResponderExcluir

All Rights Reserved.

Traduzido Por: MaisTemplate - Designed: BloggerMotion

Top