terça-feira, 29 de maio de 2012

Expresso S.B.C. - Linhas Intermunicipais.


Ônibus que circulava nos anos 80, Fazendo a linha Diadema/Piraporinha - São Bernardo do Campo/Jardim do Lago.

========================================================

Abaixo segue um resumo da história da empresa de ônibus desde a sua fundação publicada pelo blog Ônibus Brasil:

Expresso São Bernardo do Campo (família Locosselli): A história da empresa, na verdade tem início na Itália. Seu fundador, Leonardo Locosselli, chegou em são Bernardo do Campo com poucos recursos, mas muitos sonhos e disposição para trabalhar. A situação financeira era tão grave que ele precisou da ajuda de uma comunidade de apoio a imigrantes italianos, que se utilizava do seguinte sistema: os imigrantes já instalados na cidade, abrigavam os recém chegados em suas casas. Locosselli fez de tudo até que em 1944, vendo a necessidade de transportes da cidade e brechas no sistema compra, com outros italianos, 10 peruas modelo International e faz 3 linhas: todas saindo da Rua Marechal Deodoro, no centro de São Bernardo do Campo e indo para a Rua General Carneiro, no centro da Capital Paulista. Apesar de terem início e destinos iguais, as linhas tinham trajetos diferentes: uma ia pela Rua Vergueiro, outra pela Caminho do Mar e a última, pela nova obra viária da ocasião, a Rodovia Anchieta. Tirando a Anchieta, as demais linhas enfrentavam ruas de terra e muito lamaçal. As quebras eram constantes. Mas os serviços se desenvolviam e a necessidade de veículos maiores também. Assim, no ano de 1950, a peruas dão lugar a mais robustos, resistentes e confortáveis ônibus fabricados pela General Motors. A Expresso São Bernardo do Campo chegou a ter até um Papa Fila – uma enorme carroceria para passageiros, puxada pelo cavalo de uma carreta. A empresa, que já teve serviços de fretamento, atua em linhas intermunicipais e pertence a mesma família.========================================================


Acima cinco desenhos de diferentes épocas. O primeiro é do final da década de 1970, o segundo do inicio da década de 1980, o terceiro final da década de 1980, o quarto da década de de 1990 e o último da década de 2000.

Hoje ela opera 4 linhas intermunicipais:

156 - DIADEMA (ELDORADO)/ SAO BERNARDO DO CAMPO (BAETA NEVES)
156BI1 - DIADEMA (ELDORADO)/ SAO BERNARDO DO CAMPO (BAETA NEVES)(Via Sonda supermercado)
255 - DIADEMA (JARDIM PADRE ANCHIETA)/ SAO BERNARDO DO CAMPO (TERMINAL METROPOLITANO DE SAO BERNARDO DO CAMPO)
305 - DIADEMA (JARDIM PADRE ANCHIETA)/ SAO BERNARDO DO CAMPO (JARDIM DO LAGO))


========================================================

Abaixo segue a foto da última pintura antes da padronização do ônibus intermunicipais da EMTU.



Um Caio Jaraguá da Expresso SBC em 1973 que transportava passageiros da linha que saía da igrejinha do Bairro dos Casa com destino ao Parque D. Pedro e Praça Clóvis. Na foto Sr. Abis Nunes.


Um Caio Jaraguá da Expresso SBC, nº 88. Foto de Francisco Bezerra e Acervo de Marco Antônio da Silva, que publicou no site Ônibus Brasil e nos autorizou a publicar a foto aqui.


Caio Gabriela II. Nº 217. Acervo Elvis Moreira

Fotos: Bus Abc
          Caio Jaraguá 1973 - Izabel Demarchi Nunes e publicada primeiramente pelo site São Bernardo do campo.info
          Super Buss
          Adamo Bazzani
          Bus ABC Desenho


quinta-feira, 17 de maio de 2012

Trans-Bus - Linha Municipal

Vamos transcrever uma parte do texto do blog Ônibus Brasil em que fala sobre a empresa de ônibus Trans Bus, de São Bernardo.

 Trans-bus Transportes Coletivos Ltda(família Fogli e família Luchesi): A empresa foi fundada em abril de 1964 por Luiz Fogli, o filho Adhemar Fogli e o sócio Eduardo Luchesi. Mas a família Fogli atuava já há muito tempo nos transportes coletivos da região do ABC Paulista, antes mesmo de ela ser denominada assim. Desde 1938, Luiz Fogli servia com ônibus simples, padrão da época, as áreas de Santo André, São Bernardo do Campo e Diadema. Ele assumiu uma expressividade tão grande nos transportes da região que foi conclamado pelos colegas de negócio a ser o primeiro presidente da AETC-ABC – Associação das Empresas de Transportes Coletivos do ABC Paulista. Atuou também em outras empresas do ABC, como a Auto Viação Vila Alpina, que em 1983, foi comprada pela família Setti Braga, que abordamos um pouquinho da história no tópico anterior. Aliás, a Trans-bus foi a última empresa fundada por Luiz Fogli. No início dos anos de 1990, a exemplo da Cacique de Setti Braga, a Trans-bus sofreu o baque da municipalização pelo PT dos serviços de São Bernardo do Campo e perdeu as linhas municipais. A municipalização, cerca de uma década depois, não se mostrou eficiente e os serviços voltaram para a iniciativa privada. A Trans-bus já está na quarta geração da família Fogli, que viu muitos pares de negócios enfrentarem dificuldades por causa da municipalização e também da inflação dos anos de 1980, que afetou em cheio o rendimento das empresas e as atividades econômicas em geral. Havia um acordo entre os Fogli e os Luchesi para não colocarem seus filhos de negócios, a fim de não haver privilegiados e não inchar os quadros da Trans-bus. Mas quando em 1990, Adhemar Fogli comprou a parte de Eduardo Luchesi, os filhos Luiz Fernando e Ricardo não pensaram duas vezes em atuar na empresa.



Ônibus da empresa nos anos 80 e 90 (modelo Caio Gabriela II), que fazia a linha municipal, São José/Vila Marlene (hoje linha 18). Com a municipalização do transporte de São Bernardo do Campo no inicio dos anos 90, os ônibus foram usados na linha 254 (SAO CAETANO DO SUL - Estação/DIADEMA - Terminal Metropolitano)

Acima detalhes da pintura. Esta linha fazia a linha 18 e era a única que passava em frente ao Estádio 1° de Maio (Vila Euclides). Hoje a linha foi alterada e passa pelo DER /Inss e fazendo linha final no Ginásio Poliesportivo.
Ônibus da década de 70 Caio Bela Vista.

Outro ônibus da década de 70 Caio Bela Vista.


Fotos: Trans Bus
          Bus ABC Desenho
          Bus ABC

S.B.C. Trans Segunda parte.

Vamos falar da SBC Trans de 2004 até hoje. O post anterior você lê aqui.

 Visando a readequação da tipologia da frota, em março de 2004, entrou em circulação 10 veículos do tipo Articulado.



Em abril de 2005, passa a circular na cidade 09 veículos acessíveis, do tipo Low-Entry. Sendo desses, 08 veículos Elétricos Híbridos de tecnologia da empresa Eletra.


Com o passar do tempo os ônibus se desgastam com o uso, exigindo reposição após um certo tempo de operação. Entrou em operação em novembro de 2006, setenta novos ônibus, em substituição aos veículos do tipo Mafersa M210 e Mercedez OF 1620.





Em 2008, a SBCTrans renova 50 carros da frota, introduzindo veículos de tecnologia eletrônica e embarque por plataforma elevatória com total adequação às normas de acessibilidade. Os modelos de construção tipo Padron (três portas) foram encarroçados pelas duas maiores construtoras do país - Marcopolo e Caio-Induscar - sobre chassi Mercedes Bens OF-1722 EURO III.






A SBCTrans adquire 25 veículos Scania low entry (com embarque em nível de solo).  Em outubro de 2010 é  iniciada a implantação física do sistema de bilhetagem eletrônica na frota. Também foram entregues mais 30 carros Padron MBB OF-1722, além de um VW 17-230 com tecnologia de caixa de mudanças automatizada. Em maio foram entregues aos clientes e usuários 62 veículos Sênior (de desenho exclusivo), sobre plataforma Mercedes Benz OF 1218, estes veículos eram para a renovação da frota de micro.

Em 2011 aquisição de 30 novos ônibus do tipo Padron (MBB OF-1722) para renovação de frota. Em 2012, a SBCTrans adquire mais 40 novos veículos Padron (MBB OF-1722). Com isso, chega a 68% o nível de participação dos veículos dotados de acessibilidade total na frota da empresa.

Fontes: Fotolog SBC Trans
            Fotolog SBC Trans SP
            GTA Bus ABC Igor Brito - Ônibus Brasil
            Bus maníaco
             Litoral Bus
             Ônibus Brasil
             Revista Portal do Ônibus
             Bus RMC

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Errata - Viação Triângulo - Linha Municipal

Diferente do descrito no post anterior, a foto em que descrevia como da Viação Triângulo de São Bernardo do Campo, não é da empresa e sim de outra que operava no Rio de Janeiro. O texto foi corrigido.

 

sábado, 12 de maio de 2012

Viação Triângulo - Linha Municipal

Abaixo um resumo da história da empresa feita no blog do Mílton Jung na CBN por Adamo Bazzani.

A Viação Triângulo foi fundada oficialmente em maio de 1966 por Rubens Aldino, outro empreendedor, que já atuava no setor de transportes coletivos da região do ABC Paulista. Aldino não teve medo do desafio. Ligar os bairros afastados das áreas mais urbanizadas aos centros de São Bernardo do Campo, Diadema e parte de São Paulo. A tarefa foi difícil, mas a presença dos ônibus fazia com que o poder público se mobilizasse e trouxesse desenvolvimento e estrutura para as regiões atendidas. Nos anos de 1980, com a inflação muitas famílias antigas no setor se enfraqueceram. Algumas se associaram com novos empresários e outras simplesmente venderam suas empresas. Nesta época, a região do ABC Paulista assiste a entrada dos “mineiros”. Entre eles Baltazar José de Souza. Seu cunhado, Renato Fernandes Soares,trabalhou nas empresas de Baltazar, Viação Barão de Mauá e integrou a diretoria da Viação Rbeirão Pires, também de Baltazar. Incentivado pelo cunhado, Fernandes em 1990 compra da família Aldino a Viação Triângulo que opera até os dias atuais.


Acima um ônibus da empresa na década de 1970.


Montagem feita de uma foto do Nercilio, do Bus Diadema. Com a mudança da pintura, já no final dos anos 1970 a cor dos ônibus municipais seriam azul, amarelo e branco, enquanto os do intermunicipal seriam vermelho, branco e amarelo. 


Acima um desenho que mostra como era essa pintura.


Acima um print do vídeo feito no Jardim Yrajá, em 1979. Como o máximo de claro que consegui foi isso, dá para ver como era os ônibus municipais da Viação Triangulo com a pintura em azul, amarelo e preto.



Acima temos fotos e desenhos da pintura dos ônibus municipais desta empresa. Uma foto e um desenho dos modelos Caio Gabriela 2 e Caio Amélia. Nesta época ela tinha duas linhas. Hoje a 01 e a 02. Nas cores amarelo "marca-texto" e azul marinho, estes ônibus circularam até o final da década de 1980 quando a Triângulo foi substituída pela Viação Alpina. Na última foto, um Caio Gabriela II na Avenida Brigadeiro Faria Lima com a Rua Frei Gaspar. Anos 80.
Fotos: Bus Abc
          Bus Diadema
          Mário Custódio
          marcobusabc
          Bus ABC Desenho

Postagens mais recentes Postagens mais antigas

All Rights Reserved.

Traduzido Por: MaisTemplate - Designed: BloggerMotion

Top