sábado, 12 de maio de 2012

Viação Triângulo - Linha Municipal

Abaixo um resumo da história da empresa feita no blog do Mílton Jung na CBN por Adamo Bazzani.


A Viação Triângulo foi fundada oficialmente em maio de 1966 por Rubens Aldino, outro empreendedor, que já atuava no setor de transportes coletivos da região do ABC Paulista. Aldino não teve medo do desafio. Ligar os bairros afastados das áreas mais urbanizadas aos centros de São Bernardo do Campo, Diadema e parte de São Paulo. A tarefa foi difícil, mas a presença dos ônibus fazia com que o poder público se mobilizasse e trouxesse desenvolvimento e estrutura para as regiões atendidas. Nos anos de 1980, com a inflação muitas famílias antigas no setor se enfraqueceram. Algumas se associaram com novos empresários e outras simplesmente venderam suas empresas. Nesta época, a região do ABC Paulista assiste a entrada dos “mineiros”. Entre eles Baltazar José de Souza. Seu cunhado, Renato Fernandes Soares,trabalhou nas empresas de Baltazar, Viação Barão de Mauá e integrou a diretoria da Viação Rbeirão Pires, também de Baltazar. Incentivado pelo cunhado, Fernandes em 1990 compra da família Aldino a Viação Triângulo que opera até os dias atuais.


Acima um ônibus da empresa na década de 1970.


Montagem feita de uma foto do Nercilio, do Bus Diadema. Com a mudança da pintura, já no final dos anos 1970 a cor dos ônibus municipais seriam azul, amarelo e branco, enquanto os do intermunicipal seriam vermelho, branco e amarelo. 


Acima um desenho que mostra como era essa pintura.


Acima um print do vídeo feito no Jardim Yrajá, em 1979. Como o máximo de claro que consegui foi isso, dá para ver como era os ônibus municipais da Viação Triangulo com a pintura em azul, amarelo e preto.



Acima temos fotos e desenhos da pintura dos ônibus municipais desta empresa. Uma foto e um desenho dos modelos Caio Gabriela 2 e Caio Amélia. Nesta época ela tinha duas linhas. Hoje a 01 e a 02. Nas cores amarelo "marca-texto" e azul marinho, estes ônibus circularam até o final da década de 1980 quando a Triângulo foi substituída pela Viação Alpina. Na última foto, um Caio Gabriela II na Avenida Brigadeiro Faria Lima com a Rua Frei Gaspar. Anos 80.
Fotos: Bus Abc
          Bus Diadema
          Mário Custódio
          marcobusabc
          Bus ABC Desenho

Postagem mais recente Postagem mais antiga

2 comentários:

  1. Já Andei nesse Amélia 122, eu era pequeno mas lembro bem dele....quando eu ia pra o clube da volks....

    ResponderExcluir
  2. Por um curto período a viação triângulo chegou a operar a linha 03 também mas acabou desistindo e passou para a sbctrans a pintura era verde/bege igual aqueles vermelhos/beges que tinha nos anos 90.

    ResponderExcluir

All Rights Reserved.

Traduzido Por: MaisTemplate - Designed: BloggerMotion

Top