quinta-feira, 17 de maio de 2012

Trans-Bus - Linha Municipal

Vamos transcrever uma parte do texto do blog Ônibus Brasil em que fala sobre a empresa de ônibus Trans Bus, de São Bernardo.

 Trans-bus Transportes Coletivos Ltda(família Fogli e família Luchesi): A empresa foi fundada em abril de 1964 por Luiz Fogli, o filho Adhemar Fogli e o sócio Eduardo Luchesi. Mas a família Fogli atuava já há muito tempo nos transportes coletivos da região do ABC Paulista, antes mesmo de ela ser denominada assim. Desde 1938, Luiz Fogli servia com ônibus simples, padrão da época, as áreas de Santo André, São Bernardo do Campo e Diadema. Ele assumiu uma expressividade tão grande nos transportes da região que foi conclamado pelos colegas de negócio a ser o primeiro presidente da AETC-ABC – Associação das Empresas de Transportes Coletivos do ABC Paulista. Atuou também em outras empresas do ABC, como a Auto Viação Vila Alpina, que em 1983, foi comprada pela família Setti Braga, que abordamos um pouquinho da história no tópico anterior. Aliás, a Trans-bus foi a última empresa fundada por Luiz Fogli. No início dos anos de 1990, a exemplo da Cacique de Setti Braga, a Trans-bus sofreu o baque da municipalização pelo PT dos serviços de São Bernardo do Campo e perdeu as linhas municipais. A municipalização, cerca de uma década depois, não se mostrou eficiente e os serviços voltaram para a iniciativa privada. A Trans-bus já está na quarta geração da família Fogli, que viu muitos pares de negócios enfrentarem dificuldades por causa da municipalização e também da inflação dos anos de 1980, que afetou em cheio o rendimento das empresas e as atividades econômicas em geral. Havia um acordo entre os Fogli e os Luchesi para não colocarem seus filhos de negócios, a fim de não haver privilegiados e não inchar os quadros da Trans-bus. Mas quando em 1990, Adhemar Fogli comprou a parte de Eduardo Luchesi, os filhos Luiz Fernando e Ricardo não pensaram duas vezes em atuar na empresa.



Ônibus da empresa nos anos 80 e 90 (modelo Caio Gabriela II), que fazia a linha municipal, São José/Vila Marlene (hoje linha 18). Com a municipalização do transporte de São Bernardo do Campo no inicio dos anos 90, os ônibus foram usados na linha 254 (SAO CAETANO DO SUL - Estação/DIADEMA - Terminal Metropolitano)

Acima detalhes da pintura. Esta linha fazia a linha 18 e era a única que passava em frente ao Estádio 1° de Maio (Vila Euclides). Hoje a linha foi alterada e passa pelo DER /Inss e fazendo linha final no Ginásio Poliesportivo.
Ônibus da década de 70 Caio Bela Vista.

Outro ônibus da década de 70 Caio Bela Vista.


Fotos: Trans Bus
          Bus ABC Desenho
          Bus ABC

Postagem mais recente Postagem mais antiga

1 comentários:

  1. Esta.empresa.tambem.foi.tirado.do.sistema.de.linhas.intermunicipais.e.subistituida.pela.next.mobilidade

    ResponderExcluir

All Rights Reserved.

Traduzido Por: MaisTemplate - Designed: BloggerMotion

Top