quinta-feira, 15 de julho de 2010

Vìdeo - Cenas da década de 70 ônibus de fretamento Volks e Ford S.B.C.

Este vídeo mostra a saída de funcionários da Volks (Bairro Demarchi) em ônibus de fretamento. Entre as empresas de ônibus estavam a Uematsu (vendida para Julio Simões com garagem ainda na Rua dos Vianas), Rodrigues, Breda, Garcia, Bonini e Galo de Ouro. Num outro trecho um ônibus da Sabetur com destino ao Jardim Santo Inácio é parado (não consegui identificar o local) Numa outra parte do vídeo um ônibus da linha municipal (que não consegui identificar a empresa) é parado e os passageiros são obrigados a descer.



Bem interesante (deve ser parte de um filme que não identifiquei ainda).

Update: Me enviaram um email me dizendo quais os filmes que o vídeo acima pertence. Um é Linha de Montagem (Renato Tapajós, 1982) o outro é Greve! (João Batista de Andrade, 1979). Como estou baixando o primeiro caso não seja dele o vídeo com certeza é do outro. Confirmarei nos próximos dias. 

Update definitivo: O Filme de onde tiraram este vídeo se chama ABC da Greve, de Leon Hirszman. Gravado em 1979 e lançado em 1990. O local onde aparece o ônibus da Sabetur é o bairro de Piraporinha, em Diadema, próximo a Igreja. Os ônibus parados da cor azul são da Viação Diadema, estes ônibus faziam linhas municipais da cidade. Os ônibus intermunicipais tinham outra pintura.

Tem outras cenas do filme em que não aparecem no vídeo acima, uma é o ônibus Santo Ignácio, das cores verde e amarela. E o bege e vermelho que e linha municipal de São Bernardo do Campo. A empresa fazia a linha Jordanópolis/Vila São José (hoje linha 37). Como não tinha retorno por dentro de São Bernardo, o ônibus entrava em Diadema e fazia o retorno por Piraporinha.

domingo, 13 de junho de 2010

Riacho Grande - Intermunicipal

Com a saída da E.A.V. São Bernardo das linhas intermunicipais (São Paulo Parque Dom Pedro II / São Bernardo) a Viação Riacho Grande, que antes só operava linhas municipais passa a fazer estas linhas. Sai os ônibus amarelo e azul escuro da E.A.V. São Bernardo e entram os verdes e vermelhos da Riacho Grande.



Caio Padron Vitória. Motor Scania e chassi L 113 CL da década de 2000. Linha 004 Jardim Nazaré, Pq. Dom Pedro II (hoje Terminal Sacomã).

Com a municipalização, a Riacho Grande passa a só fazer linhas intermunicipais. Algumas para São Bernardo e outras em Diadema, onde ainda fazia linhas municipais.

Em Diadema, a pintura também é verde, vermelha, branca e verde. Mas depois muda para verde, branca e amarela com letras em preto. Só aí com a municipalização ela muda para azul, faixas vermelho e amarelo e branco.







Ônibus que circulavam em Diadema.



Réplica do ônibus que circulava em Diadema.

Ônibus do Riacho Grande subindo a Rua Bom Pastor no Ipiranga. Inicio dos anos 90.

Um apelido foi dado a esta empresa. "Relaxo Grande" pelo estado precário dos ônibus, muito com anos de uso e comprado de empresas que faziam renovação de frota.

Anos depois a pintura mudou para Azul e Branco, lembrando a primeira, só que com as letras diferentes daquela.


Ônibus na Avenida do Estado próximo ao Parque Dom Pedro II




Linha 279 Metrô São Judas - Terminal Diadema, hoje operada pela MobiBrasil Transporte.




C Ciferal GLS Bus. Motor Scania e chassi F113HL. A primeira foto na antiga pintura e na de baixo na pintura padronizada das linhas da EMTU.

Hoje em dia com a padronização dos ônibus intermunicipais, a Riacho Grande também ficou com a mesma pintura. Ainda opera linhas intermunicipais.

Créditos:

Portal do Ônibus
Ônibus Brasil
Nerilton F. Ônibus
Marcelo Foshi
Willian de Queiróz
Marisa

domingo, 17 de janeiro de 2010

Santo Ignácio


Foto tirada do ponto final do Parque Dom Pedro II em São Paulo nos anos 80

Estes ônibus da CIFERAL FÊNIX cortavam a Via Anchieta de um lado ao outro. Era a linha 153 da Santo Ignácio, que existe até hoje mas só no ramo de fretamento. Dividia junto com a E.A.V. São Bernardo as linhas até o Parque Dom Pedro II. No final quem ficou com estas linhas foi a Riacho Grande.

Ela operava as linhas 4, 6, 152, 153 e 154.




Um dos anos 1980 e um de 1971.

Créditos :
Bento Junior
MarcoAntônio
Willian de Queiróz
Adamo Bazzani
Bus Urbano

sábado, 9 de janeiro de 2010

Viação Riacho Grande

Aqui vamos contar um pouco da história das linhas municipais operadas pela Viação Riacho Grande na década de 1980 e final de 2000




Ônibus que faziam a linha 30- Riacho Grande - Rudge Ramos via Caminho do Mar. Década de 80


Ônibus do Consórcio ABC – Riacho Grande. Elas dividiam algumas linhas entre a Viação ABC e Riacho Grande. No caso da foto, a linha 37 Jordanópolis - Vila São José.



Um Caio Gabriela I da Viação Riacho Grande quando ela começou a fazer linhas intermunicipais, mais informações neste post


Sim este são os dois ônibus da Viação Riacho Grande que faziam as linhas municipais do Rudge Ramos para o Riacho Grande (hoje as linhas 29 e 30).



Havia uma diferença entre os ônibus conforme o seu trajeto. O da foto abaixo operava a linha 30 que ia pela avenida Caminho do Mar. Foto tirada da Avenida Brigadeiro Faria Lima, no bairro de Ferrazópolis, próximo a Praça Brasil. Foto provavelmente tirada depois de 1988 já que pelo que se percebe já tinha a linha do trólebus.



O da foto abaixo é o da linha 29 que ia pela Avenida Senador Vergueiro. Nas cores branco e azul royal. A foto tirada da Avenida Doutor Rudge Ramos, Vila Império (até hoje o ponto final é naquela região principalmente por ali estar a Uniban).


Com a municipalização em 1990 alguns ônibus desta empresa foram comprados pela ETCSBC e pintados de vermelho e rodavam na mesma linha. O problema é que como já eram ônibus velhos faziam um grande barulho (no motor principalmente) e foram substituídos por outros.

A Viação Riacho Grande pertencia a E.A.V. São Bernardo que operava linhas intermunicipais*. Tempos depois a Viação Riacho Grande é que começou a operar estas linhas e a faz até hoje com garagem situada na Região do Jardim Ypê em São Bernardo.

PS: A viação Riacho Grande, na verdade, ainda opera linhas municipais em S.B.C. Junto com a viação ABC fazem parte do consórcio SBC Trans.

Fotos: Mário Custódio.
           Blog Ponto de Ônibus
           Bus Abc
           ônibus.com.br

Corrigindo - A família Romano, dona da E.A.V. São Bernardo e dona da Riacho Grande e Expresso Brasileiro, vendeu em 1985 a Riacho Grande para o empresário Renato Fernandes Soares.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Expresso Rudge Ramos



Expresso Rudge Ramos operou duas linhas em São Bernardo do Campo. Linha 12 Rudge Ramos (com ponto final no Santo Antônio, atrás da Mercedes Benz) - Jardim Thelma e o linha 15 Rudge Ramos - Jardim do Lago. Esse linha 15 tinha ponto final em frente a fábrica da Sotrange na Rua do Sacramento. Depois virou uma linha circular que vinha pela Caminho do Mar, Rua Raposo Tavares, Rua do Sacramento, rua Leão XIII Avenida Bispo Cesar Dacorso Filho e Avenida Rudge Ramos e novamente a Avenida Caminho do Mar.



Duas fotos, um Caio Gabriela e outro Caio Amélia, todas dos anos 80 e da mesma linha. O primeiro está no ponto final no Jardim do Lago e o outro da foto debaixo andando pela Avenida Capitão Casa.


A empresa operou até o inicio dos anos 90 até a municipalização do transporte municipal feita pelo então prefeito Mauricio Soares e todas as linhas municipais sendo operadas pela ETCSBC (ônibus vermelho).


Caio Gabreiela II na Avenida Alvaro Guimarães em frente a Panex em 1998. Do Facebook de Mirian Fortes


Foto: Mário Custódio
Tirada do fotolog bus Mauá
Perfil de Mirian Fortes no Facebook
Bus ABC

Sobre o blog

Começo a escrever aqui e publicar fotos sobre empresas de ônibus que operavam ou operam linhas municipais ou intermunicipais de São Bernardo do Campo ou passe por esta cidade. Peço também colaboração dos visitantes com informações e, se possível, fotos para que isto se torne uma grande fonte de informação da história desta cidade.

Agradecido desde já.

Postagens mais recentes

All Rights Reserved.

Traduzido Por: MaisTemplate - Designed: BloggerMotion

Top