sábado, 9 de janeiro de 2010

Viação Riacho Grande

Aqui vamos contar um pouco da história das linhas municipais operadas pela Viação Riacho Grande na década de 1980 e final de 2000




Ônibus que faziam a linha 30- Riacho Grande - Rudge Ramos via Caminho do Mar. Década de 80


Ônibus do Consórcio ABC – Riacho Grande. Elas dividiam algumas linhas entre a Viação ABC e Riacho Grande. No caso da foto, a linha 37 Jordanópolis - Vila São José.



Um Caio Gabriela I da Viação Riacho Grande quando ela começou a fazer linhas intermunicipais, mais informações neste post


Sim este são os dois ônibus da Viação Riacho Grande que faziam as linhas municipais do Rudge Ramos para o Riacho Grande (hoje as linhas 29 e 30).



Havia uma diferença entre os ônibus conforme o seu trajeto. O da foto abaixo operava a linha 30 que ia pela avenida Caminho do Mar. Foto tirada da Avenida Brigadeiro Faria Lima, no bairro de Ferrazópolis, próximo a Praça Brasil. Foto provavelmente tirada depois de 1988 já que pelo que se percebe já tinha a linha do trólebus.



O da foto abaixo é o da linha 29 que ia pela Avenida Senador Vergueiro. Nas cores branco e azul royal. A foto tirada da Avenida Doutor Rudge Ramos, Vila Império (até hoje o ponto final é naquela região principalmente por ali estar a Uniban).


Com a municipalização em 1990 alguns ônibus desta empresa foram comprados pela ETCSBC e pintados de vermelho e rodavam na mesma linha. O problema é que como já eram ônibus velhos faziam um grande barulho (no motor principalmente) e foram substituídos por outros.

A Viação Riacho Grande pertencia a E.A.V. São Bernardo que operava linhas intermunicipais*. Tempos depois a Viação Riacho Grande é que começou a operar estas linhas e a faz até hoje com garagem situada na Região do Jardim Ypê em São Bernardo.

PS: A viação Riacho Grande, na verdade, ainda opera linhas municipais em S.B.C. Junto com a viação ABC fazem parte do consórcio SBC Trans.

Fotos: Mário Custódio.
           Blog Ponto de Ônibus
           Bus Abc
           ônibus.com.br

Corrigindo - A família Romano, dona da E.A.V. São Bernardo e dona da Riacho Grande e Expresso Brasileiro, vendeu em 1985 a Riacho Grande para o empresário Renato Fernandes Soares.

Postagem mais recente Postagem mais antiga

7 comentários:

  1. Muito legal, sempre no domingo ia nadar no riacho e pegava este onibus ali hoje esquina do terminal de trolebus numa lanchonete que ficava lotada esperando onibus pro riacho.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Eu morava em frente ao ponto final,na avenida Doutor Rudge Ramos - Vila império...tempo bom.

    19 de maio de 2018 18:09

    ResponderExcluir
  4. Eu via esses amarelos na época e nem desconfiava que eram da viação abc.

    ResponderExcluir
  5. A Santo Ignácio operava as linhas 04,05,06,07. As linhas 152 e 153 eram Operadas pela Auto Viação São Bernardo. A linha 154 hoje operada pela Mobibrasil,há época, não existia.

    ResponderExcluir
  6. Eu me lembro que ia a pé até lá a fábrica da trol pegar o Riacho Grande para ir pescar com meu falecido pai... Alguém sabe se o ponto final ainda é lá e qual seria o número dessa linha ? 🤔

    ResponderExcluir

All Rights Reserved.

Traduzido Por: MaisTemplate - Designed: BloggerMotion

Top