Antes da municipalização do transporte público de São Bernardo no inicio dos anos de 1990, haviam duas linhas da Expresso S.B.C. (conhecido pela população como "expressinho") que faziam o caminho hoje feito pela atual linha 17. Uma dela esta na foto abaixo:
Não dá para ver o número da linha, pois naquela época as linhas tinham numeração diferente de hoje, mas dá para ler no letreiro o itinerário. Jardim Ypê via Vila Marchi, saindo da antiga rodoviária. Só não me lembro direito se era essa linha que tempos depois foi estendida até o Jardim Petroni antes da criação da linha 39 (hoje a linha São Pedro/Jardim Represa)
A outra linha não me lembro o itinerário, mas o percusso dela era pela Avenida Prestes Maia, travessa Paulo Afonso, Avenida Imperatriz Leopoldina até a Caixa D'água.
Com a municipalização, a Expresso S.B.C. ainda continuou por uns meses operando, mas depois as linhas que ela operava foram para a recém criada ETCSBC.
E estas duas linhas foram inativadas.
Dois anos depois foi criada a linha 17, mas seu ponto final foi mudado várias vezes. Mas sempre passando pela Vila Marchi e Avenida Prestes Maia. Teve ponto final na Vila Esperança, Nova Divinéia, Jardim Ypê, Alto do Industrial, Jardim Telma.
Como na época era uma linha com poucos passageiros, foi estendida até a Vila São Pedro passando pela Avenida Luis Pequine.
Mais tarde foi estendida do Jardim Telma subindo até ao São Jorge, passando pelo cemitério do Carminha e Vila Vitória, itinerário feito até hoje.