Vamos replicar a manchete e a notícia sobre a municipalização feita pela Gazeta de S. Bernardo do dia 13 de Setembro de 1991 disponibilizada pelo Memória e Acervo Online da Prefeitura de S. Bernardo.
====================================================================
Capa
Municipalização dos Tranportes
A cidade de São Bernardo começou uma nova fase nos transportes. É que desde o último dia cinco teve inicio a municipalização dos transportes, que até final do ano deverá estar totalmente implantada. Por enquanto a administração municipal mudou o percurso de algumas linhas.
Linhas alteradas
Linha 3 Taboão - Paço Municipal - Vila Paulicéia
Altera intinerário no Taboão trafegando pela Rua Eugênia Sá Vitale, Helvética passando a circular em sentido anti horário no paço, Vila Vivalde e Rudge Rammos
Linha 4 Taboão - Paço Municipal - Via Vergueiro
Mantém o atendimento ao Taboão e vira circular atendendo a Vila Vivaldi, o Paço Municipal e retornando ao Taboão via Paulicéia
Linha 8 Jardim Silvina - Santo Ignácio - Vila Planalto
Estendida até o Parque Selecta
Linha 19 Jardim Farina - Parque Los angeles
Estendida até a Vila Industrial
Linha 20 - Parque Imigrantes - Paço Municipal - Via Mato Grosso
Alterada para Parque Imigrantes - Paço Municipal - Royal Park
Linha 21 - Vila Baeta Neves - Vila São José
Altera intinerário na Getulio Vargas e Giacinto Tognato
Linha 24 Vila Industrial - Parque Selecta - Via Jardim Silvina
Altera intinerário Passando no Alto do Silvina
Linha 26 Baeta Neves - Represa do Baraldi
Altera para Paço (Rodoviária) Represa do Baraldi
Linha 27 Paço Municipal - Tintas Ypiranga - Via Royal Park
Altera para Parque Selecta - Jordanópolis - Via Ferrazópolis
Linha 38 Terra Nova II - Vila Império
Altera para Terra Nova II - Via Rudge Ramos
=======================================================
Alguns adendos.
Linha 27 nem existe mais. Mas se não estiver enganado essa linha ainda mudou de novo para Tintas Ypiranga/Paço Municipal. Em 1997 foi extinta de vez e o intinerário para a Tintas Ypiranga começou a ser feito pela linha 39B Tintas Ypiranga/Boa Vista.
Linha 38 foi criada pela própria ETCSBC mas era uma linha circular. Saía do Terra Nova II e ia até Rudge Ramos na altura da Igreja São João Batista, fazia o retorno ali em frente onde é hoje o posto policial e fazia o caminho de volta.
Linhas 3 (Hoje Taboão/São Pedro) e 4 (Baeta Neves/Rudge Ramos) eram linhas operadas pela Triângulo, mas pouco tempo durarão e foram extintas sendo retomadas e alteradas com a criação da SBCTrans.
Linhas 19, 20, 21, 24 e 26 eram operadas pela Vição Cacique. Linha 8 pela Expresso S.B.C.
Só foi totalmente municipalizado o transporte coletivo em São Bernardo no final daquele ano pois a Expresso S.B.C. continuou a operar as linhas.
=================================================================
Matéria na página 3
Começou a municipalização dos transportes
Desde o último dia cinco, as 40 linhas que fazem a ligação entre o centro de S. Bernardo e os bairros estão sendo operadas pela Empresa de Transporte Coletivo de São Bernardo do Campo, a ETC. É que teve inicio a municipalização no transporte coletivo e para marcar a data, a administração municipal realizou um desfile com os 120 ônibus zero quilômetro da empresa pelas ruas do centro da cidade, que contou com a presença de Luís Inácio Lula da Silva, presidente nacional do Partido dos Trabalhadores. No entanto, a municipalização completa dos transportes só deverá estar totalmente concluida em dezembro deste ano.
O prefeito Maurício Soares espera que a ETC consiga manter a municipalização com recursos próprios e amparada em lei, evitar que a empresa se transforme num cabide de empregos.
No total serão gastos dois bilhões de cruzeiros e a frota deverá ser aumentada para 259 ônibus. O vice prefeito Djalma Bom, até a implantação completa da municipalização irá prosseguir uma comissão com o objetivo de fiscalizar o processo e difundir junto a população o novo sistema.
Eu lembro da linha 03 operada pela triângulo e estranhamente a pintura do ônibus era verde e bege diferente da tradicional vermelha e bege daquela época.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirMuito interessante, pois não peguei o tempo da linha 27 e nunca soube o motivo de simplesmente pularem esse número kkkkkkkkkkk muito bom esse seu texto!
ResponderExcluirOutra também que não sei de nada, é da linha 35. Não existe uma linha 35, talvez seja por alguma história parecida com essa da 27.
A linha 35 era Paço / Tatetos, depois exucluída com a criação das linha pós Balsa.
ExcluirJá a linha 27 existiu até meados de 2002.. era Tintas Ypiranga,e chegou ser estendida até o JD .Pinheiro por um periodo, operou com o carro da SBC trans 259 Okm e depois mudaram para o Torino 065 até a sua extinsão
A ETCSBC foi criada em 1989, com a retirada das Empresas; Expresso SBC, Expresso Rudge Ramos, Riacho Grande e Santo Ignácio, em 4 de Setembro de 1991 ela retirou a Trans-Bus, a Alpina e a Cacique, municipalizando totalmente o transporte coletivo, mas não durou muito, após a aquisição destes 100 vitórias MB dos prefixos 160 ao 259 0km, porém já havia em circulação os 075, 076, 077, 078, 079, e do 121 ao 159, um ano depois da aquisição destes 0km a ETC comprou uns ônibus usados MB 0-364 monobloco prefixos 260 a 280 e vitórias 281 a 290.
ResponderExcluirNa Gestão Demarchi 1994 a ETC comprou 50 Mafersas conhecidos como Dorianas, em 1996 a ETC começa o fim de suas operações, privatizando metade de suas linhas, para o consórcio ABC/Riacho Grande e em 1998 já na gestão tucana de Mauricio Soares privatiza o resto para o mesmo consórcio onde nasce a SBC Trans.