quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Expresso Brasileiro


Quem se lembra desses ônibus fazendo a linha Rodoviária do Tietê/São Bernardo. Ela também fazia viagens para a Baixada Santista e Rio de Janeiro.

Apesar de não estar mais no ABC, mas ainda ter linhas no Terminal Rodoviário aqui de S.B.C. A Expresso Brasileiro tem grande participação na história do transporte urbano de São Bernardo.

O Trecho a seguir foi extraído da página da Expresso Brasileiro na Wikepedia:


A Empresa foi fundada em outubro de 1941 pelo imigrante espanhol Manoel Diegues para fazer na época a ligação das cidades de São Paulo até Santos, na década de 1950

Expresso Brasileiro era a maior empresa de ônibus da América Latina e até teve sua própria revista, a Viajando que era uma revista bimestral e tinha tiragem de mais de 20 mil exemplares por edição, na década de 1960

Manoel Diegues estava passando por dificuldades financeiras e por isso vendeu a Expresso Brasileiro em 1966 para a Família Romano que era liderada pelo empresário Antonio Romano que a partir dai começou a crescer bastante e recuperar o espaço perdido do inicio dos anos de 1960, a Família Romano foi proprietária da Expresso Brasileiro até 11 de novembro de 2011, quando o Grupo Santa Cruz adquiriu a empresa, após a compra, o Grupo Santa Cruz investiu R$ 18,9 milhões na renovação da frota e também criou um nova pintura e identidade visual para a empresa.

A empresa opera 6 linhas atendendo as cidades de São Paulo, Osasco, São Caetano do Sul, São Bernardo do Campo e Santo André no estado de São Paulo e Rio de Janeiro, Nova Iguaçu e Duque de Caxias no estado do Rio de Janeiro. As antigas linhas litorâneas da empresa foram vendidas para a Viação Cometa, do Grupo JCA, permanecendo apenas com as linhas que interligam os estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

História

A Expresso Brasileiro já atuou no transporte urbano de algumas cidades na grande São Paulo, em 1970 fundou na cidade de São Bernardo do Campo a Viação Riacho Grande para fazer linhas municipais e intermunicipais na região do ABC, na época e empresa foi pioneira no ABC para fazer trajetos de difícil acesso, em 1985 a Expresso Brasileiro vendeu a Riacho Grande ao empresário Renato Fernandes Soares, a Expresso Brasileiro já foi sócia da Viação Padroeira do Brasil, que atuava na região do ABC.

Em setembro de 1998 a Expresso Brasileiro começou a atuar no transporte municipal da cidade de Guarulhos ao comprar de uma vez só as viações Tupã e Icaraí e com isso ela fundiu as duas empresas e formou a Viação Transguarulhense e que usava uma pintura parecida com a da Expresso Brasileiro, em dezembro de 2003 a Expresso Brasileiro vendeu a Viação Transguarulhense ao Grupo Belarmino.

Abaixo segue algumas fotos antigas:


A inauguração da Via Anchieta também marcou a criação da primeira linha de ônibus modernos no Brasil. Para comemorar a abertura da rodovia, a Expresso Brasileiro (fundada em 1942 e a então principal empresa rodoviária do Brasil) adquiriu vários ônibus General Motors PD-2903, com motor traseiro, conjunto único chassi-carroceria, bagageiro interno e poltronas confortáveis, sendo estes os primeiros ônibus legítimos do Brasil. Antes deles, ônibus rodoviário era uma jardineira, ou seja, caminhão adaptado com bagageiro externo e bancos estofados sem conforto.


Flxible da Expresso Brasileiro, o trunfo da empresa para concorrer com a Cometa. A história da importação do modelo, no entanto, é polêmica. Os ônibus ficaram mais de dois anos retidos na alfândega e muitos comentaram que não era por problemas de importação e sim pela influência política e econômica das concorrentes.





MARCOPOLO VIAGGIO GV-1000 SANTOS-SP, 07/02/2004



Monobloco Mercedes Benz O 364 da Expresso Brasileiro. Modelo se destacou na ligação entre São Paulo – ABC e Litoral Sul Paulista. A empresa predominou nos serviços mas em 2009 uma surpresa ocorre: Expresso vende suas linhas litorâneas de São Paulo para a concorrente Cometa, que já pertencia a outro grupo



O famoso comanche na antiga Rodoviária Julio Prestes



Um modelo Nielson Diplomata, na linha Rio-SP na década de 70



E os atuais G7 Paradiso 1200 da Marcopolo.

Fotos: Brasil Engenharia
           Ônibus Brasil
           Leonardo Vieira - Ônibus.com.br
           Ponto de ônibus
          Ponto de ônibus (Comanche)
          Rodrigo Mattar - Warm up
          SkycraperCity
          Bus ABC - Desenho

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1 comentários:

  1. Em 1981, foi inaugurada uma linha que interligava a cidade de São Bernardo do Campo à antiga rodoviária Julio Prestes. Esta linha era operada com 7 onibus de numeração 1001 até 7007 da E.A.V. São Bernardo do Campo Ltda.. Com a inauguração da Rodoviária do Tiete, a linha passou a operar para lá, sendo que seu ponto final era justamente em frente ao referido terminal, onde permaneceu até a incorporação da linha pela Expresso Brasileiro, no final da década de 80.

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