quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Viação Príncipe de Gales - Linhas Intermunicipais


Foto alterada para assemelhar as cores da linha intermunicipal da empresa. Imagem original SkyCraperCity.com

Apesar de não ser de São Bernardo do Campo e nem ter linha intermunicipal com ponto final na cidade, esta empresa tem linhas que passavam, principalmente no bairro de Rudge Ramos sendo na época a unica linha que passava pela Rua Afonsina do inicio ao fim. Este post estará replicado no outro blog "Ônibus antigo A.B.C.".



A primeira foto é do final dos anos 1970 e a outra da metade dos anos 1980.


Na década de 1950, a família Brunoro, então controladora da Viação Capuava, continuava nos negócios de transportes com a Viação Príncipe de Gales.
No inicio, o nome era Linha de Ônibus Príncipe de Gales. Vinha escrito nos ônibus na base da janela do motorista e do passageiro da frente. Muito depois é que a empresa mudou o nome para Príncipe de Gales Transporte Coletivo.
O nome é referencia a Vila Príncipe de Gales onde as duas linhas intermunicipais da empresa percorria. A garagem da empresa ficava no Bairro de Sacadura Cabral, em Santo André próximo a divisa de São Bernardo do Campo. A Viação Príncipe de Gales utilizava uma pintura de fundo branco com saia azul e duas faixas no meio da lataria: uma azul e outra vermelha para linha municipal e para linha intermunicipal uma azul e outra amarela.

O modelo utilizado era o Marcopolo Veneza II. As linhas intermunicipais da empresa eram:
- Circular A: São Paulo - Fábrica Trol/ Santo André - Estação - Via Sacadura Cabral
- Circular B: São Paulo - Fábrica Trol/ Santo André - Estação - Via Vila Palmares

 No inicio da década de 1990, a empresa passa as suas linhas intermunicipais para a Viação São Camilo, que as opera até hoje.

Após isso, a Viação Príncipe de Gales encerra as atividades.

Postagem mais recente Postagem mais antiga

4 comentários:

  1. Parabéns por trazer informações e levar adiante a história do transporte no ABC, principalmente aonde me interessa, SBC.

    ResponderExcluir
  2. parabens pela foto, muitas lembranças desse onibus numero 68 tinha tbm o numero 70 e o 66 faziam a linha vila valparaiso ate o bairro casa branca andei bastante neles ate meados de 1988

    ResponderExcluir
  3. parabens pela foto, muitas lembranças desse onibus numero 68 tinha tbm o numero 70 e o 66 faziam a linha vila valparaiso ate o bairro casa branca andei bastante neles ate meados de 1988

    ResponderExcluir
  4. Parabéns. Peguei muitas vezes esse ônibus, morava na Sacadura Cabral, cheguei fazer a chamada ficha para trabalhar na empresa príncipe depois desisti por que o salário não compensava.

    ResponderExcluir

All Rights Reserved.

Traduzido Por: MaisTemplate - Designed: BloggerMotion

Top