quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

Imagens da cidade em preto e branco

A Prefeitura de São Bernardo lançou a pouco tempo atrás um site com fotos antigas da cidade, o Memória e Acervo Online.

E algo que nos interessa muito são fotos antigas da Rua Marechal Deodoro em 1967, tempo que ainda não havia sido contruído a Avenida Brigadeiro Faria Lima e os ônibus passavam pela "marechal". Entre elas muitas curiosidades.


Clique na imagem para ampliar

Essa é a primeira foto tirada na Marechal esquina com a rua Dr. Flaquer, tem como destaque um Caio Jaraguá da Expresso S.B.C. (famoso amarelinho). Essa empresa fazia até metade da década de 1970 as linhas que iam para São Paulo (bairro do Glicério). No letreiro lê-se "SP via RUDGE RAMOS".

Há um outro ônibus escondido atrás do caminhão Chevrolet Brasil 61, da mesma empresa. Mais atrás, em frente aonde é hoje a Câmara de Cultura Antonino Assumpção, um ônibus da Auto Viação ABC, que ainda faz as linhas que ligam São Bernardo a Santo André. Parece ter sido ali o ponto de ônibus na Marechal.

 Há um outro ônibus atrás que não consegui identificar a empresa.

Foto de Camila Taurizano pertencente ao acervo da Seção de Pesquisa e Documentação.


Clique na foto para ampliar

Aqui nesta foto tirada do mesmo local, vemos dois ônibus da mesma empresa com pinturas diferentes. São ônibus da Auto Viação ABC. No blog publicamos duas fotos coloridas de ônibus desta empresa. Elas estão aqui. Atrás deles tem um ônibus que não consegui identificar a empresa.

Mas a raridade está lá atrás no ponto de ônibus. Um FNM Alfa Romeo D-11.000, conhecido CAIO Papa-Fila. Era nada menos que um caminhão (FNM) com a carroceria como se fosse de um ônibus (CAIO). Tinha esse nome pois quando ele surgiu ainda rodava as antigas jardineiras que não levavam muitas pessoas e assim mantinham muita gente nos pontos. Ele transportava mais gente e quando parava nos pontos ele simplesmente esvaziava o mesmo. Agora a empresa eu não sei qual é, pois a única que tenho registro de utilizar este tipo de veículo era a Expresso S.B.C.  mas a pintura é muito diferente da Expresso, acho que essa empresa fazia linhas municipais, já que na época esses veículos já não eram muito utilizados.


Clique na foto para ampliar

Aqui eu não consegui reconhecer muito, só o da Viação Diadema entre os dois ônibus. Aqui aparecem o Cine São Bernardo que até bingo virou, mas esta edificação foi abaixo e deu lugar ao Marechal Plaza.*

Todas as fotos pertence ao Memória e Acervo Online.

Em breve voltaremos com mais.

*Errata: Não ele não foi demolido, apenas não é mais cinema, e sim uma loja de sapatos. Mas a fachadas foi tombada tanto que há uma placa sobre o tombamento e a história do local. O Marechal Plaza fica mais a frente.

Postagem mais recente Postagem mais antiga

0 comentários:

All Rights Reserved.

Traduzido Por: MaisTemplate - Designed: BloggerMotion

Top