domingo, 8 de maio de 2011

Linhas Gratuitas em SBC

Hoje em dia há três linhas gratuitas em São Bernardo do Campo operadas pela SBC Trans. São estas:

05-A CIRCULAR ELDORADO (ACAMPAMENTO DOS ENGENHEIROS)/ALVARENGA (CASA FORTALEZA)
Atende quem mora após o Parque dos Químicos até divisa com Diadema, incluindo Parque Jandaia, Acampamento dos Engenheiros, Pq. dos Químicos, Casa Fortaleza e Vila União.

34-B CIRCULAR MATÃO - REGIÃO PÓS BALSA
Substitui as antigas linhas Taquacetuba/Núcleo Santa Cruz - Rodoviária da antiga ETCSBC. Atende quem mora em Taquacetuba, Bairro Santa Cruz,Água Limpa, Curucutu, Billings Park, Córrego do Tubão, Estr. Matarazzo e Porto de Areia. Região pós Balsa João Basso.

38-A CIRCULAR JARDIM NOSSA SENHORA DE FÁTIMA/DEMARCHI
Atendo do Jardim Nossa Senhora de Fátima até o Bairro Demarchi.


Tirando a linha 38-A, as outras linhas atendem regiões longínquas do município. Todas utilizam micro ônibus.

ETCSBC

Criada na gestão de Maurício Soares para a prefeitura gerir o transporte público municipal. Todas as linhas municipais distribuídas entre várias empresas foram para a ETCSBC (Empresa de Transporte Público de São Bernardo do Cammpo).

Os ônibus, usados, eram pintados de vermelho com o logotipo da empresa escrito em vermelho. Como os das fotos abaixo.



Um Thamco Condor veio importado do Rio, era do Transporte Estrela. Ainda mantinha a pintura da empresa de ônibus carioca. Linha Paço/Taquacetuba (região do pós balsa).


A pintura foi acusada por alguns na época de fazer alusão ao PT (partido do prefeito nesse período). A maioria dos ônibus em sua maioria velhos e em mal estado de consevação.

Pouco tempo depois a pintura foi modificada para branco com a faixa vermelha e com o logotipo em branco, mas um pouco menor. Ônibus novos foram adquiridos e linhas criadas. Vejam na foto abaixo como eram.


Após o fim da gestão de Mauricio Soares, a empresa continuou a existir.

Um fato curioso na época foi o prefeito Walter Demarchi expôs em praça pública (Largo do Rudge Ramos) carcaça de ônibus da ETCSBC com a placa "Isto é a prova da Incomptencia!" fazendo alusão a gestão anterior. Nesta época a cor dos ônibus foi mudada para verde e branca como nas fotos abaixo.


Também nesta gestão foi comprado alguns ônibus da Mafersa modelo M210. Mantinha a pintura verde e branca mas com desenho de flores. Estes ônibus foram apelidados pela população de "Doriana" pela semelhança com o pote de margarida da referida marca.






Última pintura da ETCSBC, nas cores amarela, azul e branca. Ficou por apenas um ano. Na foto, um Caio Vitória na linha 39A (Circular Vila São Pedro) na Avenida Faria Lima.


Já no final da gestão Walter Demarchi começava o inicio do fim da ETCSBC como empresa pública de ônibus. Em Maio de 1996 foi criada o Consórcio ABC – Riacho Grande - empresa permissionária de parte das linhas da ETCSBC. Operava em conjunto com a Viação Abc cada uma com 50 ônibus. Esta seria o embrião da SBC Trans que sucederia a ETCSBC na gestão das linhas municipais. Em setembro 1998, sob a denominação de Consórcio São Bernardo Transportes – SBCTrans, a empresa venceu a concorrência para a concessão de transporte coletivo por quinze anos, prorrogáveis por mais cinco.

A ETCSBC agora viraria uma empresa de gerenciamento do transporte em São Bernardo ligado a prefeitura, responsável por criação de linhas e alteração de itinerários, horários de partidas e pontos de ônibus, denuncia de transporte irregular, fornecimento de passe escolar e venda de vale transporte.

Fotos: Bus Abc,
           Adamo Bazani

Postagens mais recentes Postagens mais antigas

All Rights Reserved.

Traduzido Por: MaisTemplate - Designed: BloggerMotion

Top