quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Quando São Bernardo municipalizou o seu transporte coletivo.


A data certa é 5 de Setembro de 1991. Foi nessa data que o prefeito de São Bernardo na época, Mauricio Soares, municipalizou o transporte público da cidade criando a ETCSBC (Empresa de Transporte Coletivo de São Bernardo do Campo).

Vamos replicar a manchete e a notícia sobre a municipalização feita pela Gazeta de S. Bernardo do dia 13 de Setembro de 1991 disponibilizada pelo Memória e Acervo Online da Prefeitura de S. Bernardo.

====================================================================

Capa

Municipalização dos Tranportes

A cidade de São Bernardo começou uma nova fase nos transportes. É que desde o último dia cinco teve inicio a municipalização dos transportes, que até final do ano deverá estar totalmente implantada. Por enquanto a administração municipal mudou o percurso de algumas linhas.

Linhas alteradas

Linha 3 Taboão - Paço Municipal - Vila Paulicéia
Altera intinerário no Taboão trafegando pela  Rua Eugênia Sá Vitale, Helvética passando a circular em sentido anti horário no paço, Vila Vivalde e Rudge Rammos

Linha 4 Taboão - Paço Municipal - Via Vergueiro
Mantém o atendimento ao Taboão e vira circular atendendo a Vila Vivaldi, o Paço Municipal e retornando ao Taboão via Paulicéia

Linha 8 Jardim Silvina - Santo Ignácio - Vila Planalto
Estendida até o Parque Selecta

Linha 19 Jardim Farina - Parque Los angeles
Estendida até a Vila Industrial

Linha 20 - Parque Imigrantes - Paço Municipal - Via Mato Grosso
Alterada para Parque Imigrantes - Paço Municipal  - Royal Park

Linha 21 - Vila Baeta Neves - Vila São José
Altera intinerário na Getulio Vargas e Giacinto Tognato

Linha 24 Vila Industrial - Parque Selecta - Via Jardim Silvina
Altera intinerário Passando no Alto do Silvina

Linha 26 Baeta Neves - Represa do Baraldi
Altera para Paço (Rodoviária) Represa do Baraldi

Linha 27 Paço Municipal - Tintas Ypiranga - Via Royal Park
Altera para Parque Selecta - Jordanópolis - Via Ferrazópolis

Linha 38 Terra Nova II - Vila Império
Altera para Terra Nova II - Via Rudge Ramos

=======================================================

Alguns adendos.

 Linha 27 nem existe mais. Mas se não estiver enganado essa linha ainda mudou de novo para Tintas Ypiranga/Paço Municipal. Em 1997 foi extinta de vez e o intinerário para a Tintas Ypiranga começou a ser feito pela linha 39B Tintas Ypiranga/Boa Vista.

Linha 38 foi criada pela própria ETCSBC mas era uma linha circular. Saía do Terra Nova II e ia até Rudge Ramos na altura da Igreja São João Batista, fazia o retorno ali em frente onde é hoje o posto policial e fazia o caminho de volta.

Linhas 3 (Hoje Taboão/São Pedro) e 4 (Baeta Neves/Rudge Ramos) eram linhas operadas pela Triângulo, mas pouco tempo durarão e foram extintas sendo retomadas e alteradas com a criação da SBCTrans.

Linhas 19, 20, 21, 24 e 26 eram operadas pela Vição Cacique. Linha 8 pela Expresso S.B.C.

Só foi totalmente municipalizado o transporte coletivo em São Bernardo no final daquele ano pois a Expresso S.B.C. continuou a operar as linhas.

=================================================================

Matéria na página 3

Começou a municipalização dos transportes

Desde o último dia cinco, as 40 linhas que fazem a ligação entre o centro de S. Bernardo e os bairros estão sendo operadas pela Empresa de Transporte Coletivo de São Bernardo do Campo, a ETC. É que teve inicio a municipalização no transporte coletivo e para marcar a data, a administração municipal realizou um desfile com os 120 ônibus zero quilômetro da empresa pelas ruas do centro da cidade, que contou com a presença de Luís Inácio Lula da Silva, presidente nacional do Partido dos Trabalhadores. No entanto, a municipalização completa dos transportes só deverá estar totalmente concluida em dezembro deste ano.

O prefeito Maurício Soares espera que a ETC consiga manter a municipalização com recursos próprios e amparada em lei, evitar que a empresa se transforme num cabide de empregos.

No total serão gastos dois bilhões de cruzeiros e a frota deverá ser aumentada para 259 ônibus. O vice prefeito Djalma Bom, até a implantação completa da municipalização irá prosseguir uma comissão com o objetivo de fiscalizar o processo e difundir junto a população o novo sistema.

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Atualizações 06/01/2015


Colocadas mais quatro fotos no post sobre a E.A.V. São Bernardo LTDA.




E um em especial. Uma foto, mesmo que em preto e branco, do micro ônibus que fazia o famoso "rápido", linha São Paulo/São Bernardo com tarifa diferenciada. Espero em breve encontrar uma foto colorida.

2015 e nosso primeiro post.


Imagem tirada do documentário "BERNÔ - A Terra dos Ilustres Batateiros" de Cassiano Zoboli. A imagem é de 1983 feita no Paço Municipal durante uma greve dos metalurgicos.


2015 e já vou logo avisando. Nada de promessas de novidades, mais publicações e coisas do tipo. Sempre que faço isso e nem sempre cumpro.

Então este 2015 será de algumas avaliações e o que será feito daqui para frente. Uma das possibilidades seria de ampliar o leque, transformando o "Ônibus Antigo S.B.C." em "Ônibus Antigo A.B.C." e ter mais assunto a explorar. Ou ter os dois e assim os blogs se complementariam. Mas ai seria uma possibilidade. Outra seria eu focar mais em histórias da cidade de São Bernardo contada atravéz de fotos e vídeos. Outra possibilidade.

Emfim espero que este ano seja bom a todos que leêm ou não este blog.

Ah! E quero agradecer ao Edson Danillo Dotto que em sua página no Wix mostra o trabalho feito por alunos sobre algo que eu queria fazer a muito tempo. Pegar fotos antigas e tirar do mesmo ponto, fotos dos locais hoje em dia. Uma das fotos antigas usadas por eles foi publicada por este blog que mostra a Brigadeiro Faria Lima na década de 70.

Valeu!

Postagens mais recentes Postagens mais antigas

All Rights Reserved.

Traduzido Por: MaisTemplate - Designed: BloggerMotion

Top