quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Viação Diadema


Caio Bela Vista e Nicola Série Ouro na Avenida Piraporinha nos anos de 1970. O bairro de Piraporinha foi um dos primeiros povoados da região Correspondente a Diadema e concentou boa parte do desenvolvimento econômico do local, com oferta de transportes. Acervo: Mário Brian 


Auto Viação Diadema operava várias linhas intermunicipais em São Bernardo com destino a Diadema e alguns bairros de São Paulo (Jabaquara e São Judas). Abaixo uma breve descrição da empresa feita por Adamo Bazzani com base na foto acima:


MBB LP 321 com carroceria do O-321 da Viação DIADEMA, mais um TÁRTARO que rodou em São Paulo

 "A foto inicial da matéria, pertencente ao acervo do pesquisador Mário Brian e mostra como a Avenida Piraporinha ganhava destaque nos transportes, nos anos de 1970, quando foi feito retrato. Mário Brian destaca que na imagem, aparecem duas preciosidades da Viação Diadema. Brian faz um relato dos veículos: “O carro de número 34 mostra a traseira – rara de ser ver em sua originalidade – , do modelo CAIO Bela Vista Máscara Negra e o modelo é do ano de 1974 devido ao espelho retrovisor dianteiro e a moldura destinada a placa entre as lanternas traseira. Já o carro de número 86 mostra a traseira original da geração do modelo Nicola Série Ouro que mais me chama a atenção e que admiro. Este padrão de pintura destinava-se a linhas intermunicipais mas não me lembro exatamente todas as cores mas tinha a cor verde claro e a cor laranja e a cor cina ou prata, já para as linhas municipais, as cores eram o verde claro com a cor cinza ou prata, até que, em ambas as linhas, a combinação das cores era até que bonitas”. Aproveitando o crescimento e a necessidade de transportes a Viação Diadema foi fundada em 14/01/1960 por Mário Guy Branco Cristiansen e Hamilton de Moraes. Logo depois passou para José Romano e José Romano Filho, pela família Fogli, Setti Braga Joaquim dos Santos Amaral, Manuel Maria Afonso, Antônio Simões, Maria Ressurreição, Joaquim Gomes. Em 1985 fez parte do Grupo dos mineiros e no final dos anos de 1980 foi substituída pelos serviços do Corredor Metropolitano ABD."


 
Dois modelos com pintura dos anos 1980, cores vermelha e amarela. Linha intermunicipal que saia de São Bernardo do Campo e ia até o Metrô Jabaquara.


Segundo o site da prefeitura de Diadema, em março de 1964 a Viação Diadema assume as linhas intermunicipais antes feitas pela Viação São Bernardo Ltda, revigorando o itinerário com maior número de carros e estende a linha Eldorado via Diadema até a praça da Liberdade, em São Paulo que antes ia até o Bosque da Saúde.



Monobloco MBB 0-352 da Viação Diadema em 1972 sob o viaduto Kenzo Uemura, final da avenida Piraporinha e inicio da Lucas Nogueira Garcez.


No inicio da década de 90 muda a cor dos ônibus. Saí o vermelho e amarelo e vem o verde. Nesta época ela operava duas linhas. A 288 São Paulo/Metrô Jabaquara - São Bernardo/ Jardim Irajá. E a linha que saia do Paço Municipal e ia até o Itaim Bibi. Alguns anos depois está linha teve o ponto final trocado para o centro de Diadema e a linha 288 foi para a Metra, a que hoje opera as linhas corredor de trólebus. Essa linha hoje é a São Bernardo/Ferrazópolis - São Paulo/Jabaquara. Abaixo segue a foto desta época.



A Viação Diadema fez parte do Consórcio Inter – Três de Transporte Coletivo, que era também composto pela Auto Viação ABC Ltda, Expresso Santa Rita Ltda, empresas que tiveram os serviços sobrepostos pelas linhas do Corredor ABD. Isso foi até 1997 quando a Metra venceu a licitação da concessão de operação do Corredor.

Hoje em dia ela não opera mais, mas a empresa ainda está aberta e tem escritório em Santo André em nome de Baltazar José de Sousa, Amador Ataíde Gonçalves, José Vieira Borges, Luiz Gonzaga de Sousa, Odete Maria Fernandes de Sousa, Viação Barão de Mauá Ltda (ainda existente do ponto de vista jurídico, apesar de não operar).



Dois ônibus da pintura que faziam as linhas municipais de Diadema. O primeiro, um Caio Gabriela II que fazia a linha Centro/Taboão e um Caio Bela Vista que fazia a linha Eldorado - Via Centro. todas as fotos da década de 1980.



Fontes: Portal Diadema
            Blog Ponto
            de Onibus.
             Valbus.
             Ônibus Brasil

Postagens mais recentes Postagens mais antigas

All Rights Reserved.

Traduzido Por: MaisTemplate - Designed: BloggerMotion

Top